LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA EDELMIRA

INSTALAÇÃO DO LABORATORIO DE INFORMÁTICA DA EDELMIRA NO BAIRRO DO ABACATE.

PREFEITA EDILENE MORAES E COMITIVA

Prefeita EDILENE MORAES e comitiva visitando as obras de futuras ruas pavimentadas e meio fio na cidade.

PREFEITA EDILENE MORAES E COMITIVA

Prefeita EDILENE MORAES e comitiva em caminhada percorrendo as ruas de Marapanim e Secretarias.

Alunos e Profissionais da Educação participaram de

Um grande mutirão na Escola Zarah Trindade.

MUTIRÃO NA ESCOLA ZARAH TRINDADE

Um grande mutirão aconteceu na Escola Zarah Trindade.

Treinamento de Diretores no PDE Interativo

Escola Zarah Trindade Diretores de Escolas participaram do treinamento no PDE Interativo.

PROFESSOR MARCILIO A FRENTE DO TREINAMENTO NO PDE INTERATIVO

Juntamente com outros profissionais da equipe de Programas da SEMED.

I SEMINARIO DE AVALIAÇÃO FINAL DAS ATIVIDADES DO PNAIC/MARAPANIM/2013

REALIZADA NA ESCOLA ZARAH TRINDADE COM PARTICIPAÇAO DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.

Eleição para renovação do Conselho de Alimentação Escolar - CAE/QUADRIENIO 2014/2018

REALIZADA NA ESCOLA CIRNE DE CARVALHO COM PARTICIPAÇAO DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, ENTIDADES CIVIS, PAIS DE ALUNOS ETC.,.

PROFESSORES PARTICIPAM DO PACTO PELA EDUCAÇÃO

FOI REALIZADA NA ESCOLA REMIGIO FERNANDEZ COM PARTICIPAÇAO DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.

COMPUTADORES DO AEE NA ESCOLA DE LIVRAMENTO

FOI REALIZADA NA ESCOLA DA VILA DE LIVRAMENTO MAIS UMA ENTREGA DOS EQUIPAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL - AEE.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Ciência Sem Fronteiras 2.0: mais oportunidades, mais inovação para o Brasil!


O Brasil nunca enviou tanto estudante para o exterior. Há quase 3 anos, foi lançado o Ciência sem Fronteiras. Desde então, já foram concedidas 83,2 mil bolsas para alunos de 1,1 mil municípios estudarem em 43 países. Mas vem mais por aí: a presidenta Dilma anuncia hoje o Ciência sem Fronteiras 2.0. Com as chamadas que virão em setembro, a meta de 101 mil bolsas será atingida. É uma oportunidade única para os estudantes e um salto para que o Brasil inove e se torne cada vez mais competitivo. 
Antes do Ciência sem Fronteiras, estudar no exterior era para poucos. O Brasil concedia uma média de 5 mil bolsas de estudo no exterior por ano, em geral para mestrado e doutorado. Mas a situação mudou: somente nos últimos três anos já foram concedidas 83 mil bolsas.
Para se candidatar, o estudante deverá ter atingido no mínimo 600 pontos no ENEM. Áreas voltadas para as engenharias, tecnologia, exatas e biomédicas terão prioridade. Estudantes que tenham sido premiados em olimpíadas nacionais do conhecimento ganharão premiação extra.
Nesses três anos de CsF avanços importantes ocorreram. Basta olhar o perfil dos estudantes contemplados pelas bolsas: 44,2% são mulheres e 31,4% negros. Os principais destinos(link is external)dos alunos são Estados Unidos (26,3 mil bolsas), Reino Unido (9,5 mil), Canadá (7 mil), França (6,4 mil), Alemanha (5,9 mil), Austrália (5,4 mil), Espanha (4,4 mil), Portugal (3,65 mil), Itália (3,4 mil) e Irlanda (2,4 mil).

Para Mudar Mais: Fies para pós-graduação!


O governo federal vai lançar, no segundo semestre de 2014, crédito estudantil para 25 mil alunos de mestrado e doutorado de faculdades particulares pelo Fies. Ampliar o acesso a esses cursos é prioridade do governo e a extensão do financiamento já está em discussão noMinistério da Educação há dois anos.
O Fundo de Financiamento Estudantil para a pós manterá as mesmas regras da graduação, com financiamento parcial e integral e início do pagamento um ano e meio após o término do curso. Atualmente, o programa oferece juros de 3,4% ao ano. O crédito para a pós-graduação, previsto no Fies, agora será regulamentado para que beneficiar os alunos de pós-graduação.
O crédito valerá para mestrados e doutorados avaliados pela Capes (Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior) e não deve incluir especializações e MBAs. O governo estuda estender o financiamento para cursos à distância, mas ainda não tem data para o definição.
Hoje a presidenta Dilma sanciona o Plano Nacional de Educação (PNE). Aumentar o número de estudantes na pós-graduação é uma das metas do Plano, que tem como objetivo aumentar progressivamente o número de formados em cursso stricto sensu até 2024. Hoje, o número de formados no mestrado é de 42.800 e no doutorado é de 13.900. O PNE prevê que sejam 60.000 mestres e 25.000 doutores nos próximos 10 anos.
Levantamento divulgado no começo deste ano pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) registrou aumento de 47% nos contratos do Fies firmados no ano passado em relação a 2012. No total, foram formalizados 556,5 mil contratos em 2013, contra 377,6 mil do ano anterior. Desde 2010, quando mudaram as regras de contratação e  houve redução nos juros, mais de 1,16 milhão de contratos foram firmados.
A ampliação do financiamento não só atende a demandas das insituições  de ensino como também - e principalmente - gera uma diminuição do número de indimplentes e contribui muito para a formação de qualidade e profissionalização dos brasileiros e brasileiras. #tátendomuita educação, minha gente.

Redação Círio 2014 - Polo Marapanim

Aconteceu hoje pela manhã na Escola Zarah Trindade a Redação do Círio 2014, Polo Marapanim, com participação dos inscritos no Concurso no Polo Sede. os Polos Matapiquara e Fazendinha também realizaram hoje sua Redação.

Os alunos inscritos no Concurso deverão realizar a redação sobre o tema que será informado somente no dia do concurso o mesmo será atrelado ao tema do Círio: “Caminhando sob o olhar de Nossa Senhora das Vitórias testemunhamos a alegria do evangelho”, obedecendo, os anos e tipos de gêneros abaixo indicados.
A escola terá direito a inscrever 03 (três) alunos por serie.
O título e o conteúdo do texto deverão estar coerentes com a temática do concurso.
Os textos em prosa deveram conter 25 (vinte e cinco) linhas no mínimo e no Maximo 30 (trinta) linhas.
O texto em verso (poema) deverá conter 05 (cinco) estrofes de 04 (quatro) versos cada.
TIPOS DE GÊNEROS
5º, 6º, 7º ANO e 3ª ETAPA
POEMA
8º e 9º ANO e 4ª ETAPA
MEMORIAS
1º, 2º e 3º - (Ensino Médio)
ARTIGO DE OPINIÃO

PONTOS A SEREM ANALISADOS E PONTUAÇÃO

ANALISE DO POEMA
Analise Literária (Memória e artigo de opinião)
1 – Estética – 2,5
1 – Estética – 1,5
2 -  Adequação ao tema – 5,0
2 -  Coerência e Coesão
3 – Linguagem Literária – 2,5
3 – Adequação ao Gênero – 1,5
TOTAL DE PONTOS:       10,0
4 -  Adequação a Língua Padrão – 1,5
5 – Adequação ao Tema – 4,0
           TOTAL – 10,0



INTERNET LIVRE - MARCO CIVIL


Finalmente começa a valer o Marco Civil da internet a partir de 23 DE JUNHO DE 2014. A lei foi aprovada e sancionada
(link is external)em abril e tinha dois meses para entrar em vigor.
Os defensores da internet  livre - incluindo o Muda Mais -  estão comemorando muito, como é o caso do pai da world wide web, Tim Berners-Lee.
Mas o que mudou na prática? Com o Marco Civil,  mesmo com a pressão das empresas de telefonia e de um grupo articulado espalhando boatos de que a rede seria censurada, a neutralidade foi mantida e assim as teles permanecem proibidas de diferenciar conteúdos da internet e transformar a rede na nova TV a cabo.
Mas como assim? Hoje, a TV por assinatura é um serviço de combos, de pacotes, que oferecem conteúdos diferenciados, que exige um recurso considerável do orçamento das famílias. O oposto disso ocorreu com o Marco Civil, que foi elaborado de forma colaborativa, com amplo debate entre sociedade civil, governo ne setores do empresariado. 
Lembremos que essa liberdade na rede é um dos pontos essenciais pra que possamos exercer nossa cidadania, possibilitando o mesmo tipo de acesso a todos, inclusive como ferramenta pra Participação Social \o/.
Uma das principais garantias com o Marco Civil, é a neutralidade da rede. Mas o que significa essa neutralidade(link is external)? O Marco Civil defende que não deve haver “pedágios” na internet. Ou seja, nenhuma empresa poderá criar barreiras ou pagamentos extras, para algum tipo de conteúdo com qualquer tipo de interesse financeiro.
O Brasil, com a aprovação do Marco Civil saiu na vanguarda, sendo o primeiro país no mundo a conseguir esse feito.
O que falta? Normalmente os decretos regulamentadores definem e detalham de que forma a lei será aplicada. Neste caso, basicamente o que terá que ser regulamentado através de decreto serão questões relativas às exceções acerca da neutralidade da rede e da guarda de dados.
Agora, falta avançarmos ainda mais, lutando pela aprovação do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil e pela participação popular na reforma política. Queremos ter sim mais voz na política! Bora continuar lutando? Muda Mais Brasil, tamo juntos e continuaremos assim!
Nenhum direito a menos! Podemos ter tudo: Liberdade, Neutralidade e Privacidade!

terça-feira, 24 de junho de 2014

Idesp abre seleção para bolsista graduado em Geografia


Idesp abre seleção para bolsista graduado em Geografia

O Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp) abre inscrições, a partir do dia 24 de junho, para seleção de mais um bolsista. A vaga disponibilizada é para graduado em Geografia, na categoria doutor recém formado. O valor mensal da bolsa oferecida é de R$. 3.142,23 para o período de 12 meses, sendo 30 horas semanais e seis horas diárias.

Os selecionados desenvolverão atividades de pesquisa sob a orientação da Diretoria de Pesquisa e Estudos Ambientais do Idesp. O edital completo pode ser acessado na área de notícias do site do Instituto (www.idesp.pa.gov.br).
O Edital, assim como o Termo de Referência, encontra-se à disposição dos interessados na sede do Instituto, localizada na Rua Municipalidade nº 1461, Bairro do Umarizal - CEP: 66.050-350 – Belém/PA, a partir de 20 de junho de 2014, e no site:www.idesp.pa.gov.br. O período de inscrições vai de 24 a 26 de junho.

Agência Pará de Notícias
Atualizado em 21/06/2014 16:02:00

Redação do Círio de 2014 - Orientações


REDAÇÃO DO CÍRIO 2014
ORIENTAÇÕES

Os alunos inscritos no Concurso deverão realizar a redação sobre o tema que será informado somente no dia do concurso o mesmo será atrelado ao tema do Círio: “Caminhando sob o olhar de Nossa Senhora das Vitórias testemunhamos a alegria do evangelho”, obedecendo, os anos e tipos de gêneros abaixo indicados.
A escola terá direito a inscrever 03 (três) alunos por serie.
O título e o conteúdo do texto deverão estar coerentes com a temática do concurso.
Os textos em prosa deveram conter 25 (vinte e cinco) linhas no mínimo e no Maximo 30 (trinta) linhas.
O texto em verso (poema) deverá conter 05 (cinco) estrofes de 04 (quatro) versos cada.
TIPOS DE GÊNEROS
5º, 6º, 7º ANO e 3ª ETAPA
POEMA
8º e 9º ANO e 4ª ETAPA
MEMORIAS
1º, 2º e 3º - (Ensino Médio)
ARTIGO DE OPINIÃO

PONTOS A SEREM ANALISADOS E PONTUAÇÃO

ANALISE DO POEMA
Analise Literária (Memória e artigo de opinião)
1 – Estética – 2,5
1 – Estética – 1,5
2 -  Adequação ao tema – 5,0
2 -  Coerência e Coesão
3 – Linguagem Literária – 2,5
3 – Adequação ao Gênero – 1,5
TOTAL DE PONTOS:       10,0
4 -  Adequação a Língua Padrão – 1,5
5 – Adequação ao Tema – 4,0
           TOTAL – 10,0

Continua a jornada de esclarecimentos do Departamento de Programas da SEMED


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PROGRAMAS
A Secretaria Municipal de Educação de Marapanim realizou no dia 11 de Junho de 2014, na Escola Municipal Marieta Nunes, no período ás 16 horas, uma Reunião de Esclarecimento do Programa Bolsa Família e Informação do Programa Mova Pará Alfabetizado.
Tal reunião contou com os palestrantes Jonilson Elias Miranda, Marcilio Dias, e a diretora da escola professora Danieli. Nessa reunião foi informado sobre a importância do Programa Bolsa Família, e como é extremamente necessário manter os filhos na escola para receber os seus benefícios, além de tirar várias dúvidas referente ao Programa.
Nessa reunião estiveram presentes 103 pessoas pais e responsáveis dos alunos da escola, fazendo parte da comunidade de Vista Alegre, localizada no município de Marapanim-Pa. Ainda, na reunião, foi explicado sobre o Programa Mova Para Alfabetizado e sua importância para combater o analfabetismo em Marapanim.
Foi relatado também como a Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a Prefeitura de Marapanim estão dando importância às ações de esclarecimentos, e informações aos beneficiários do Bolsa-Família, bem como a de outros programas do Governo Federal e Estadual.
Essa mesma Ação de Informação e Esclarecimentos do Programa Bolsa Família irá continuar por todo o Mês de Junho com o intuito de que a população seja esclarecida e informada sobre as ações do Programa Bolsa Família, outros programas e projetos que venham beneficiar à população de Marapanim.
Enfim, concluímos essa reunião com êxito, atendendo ao objetivo que antes havia sido planejado com o apoio de nosso secretario de Educação Professor Nilson Costa. Que é esta esclarecendo, e informando aos beneficiários sobre seus direitos e deveres junto ao Programa Bolsa Família.


Fotos da Reunião do Bolsa Família, e Mova Pará Alfabetizado em Vista Alegre.

Figura 02 Palestrantes Jonilson, Marcilio Dias
Figura 03 - 103 Participantes na Reunião
Figura 04 REUNIÃO EM VISTA ALEGRE






quarta-feira, 11 de junho de 2014

AÇÕES DEPARTAMENTO DE PROGRAMA - DISTRITO DE MURUDANÓPOLIS



A Secretaria Municipal de Educação de Marapanim realizou no dia 04 de Junho de 2014, na Escola Municipal Tereza Braga Teixeira, no período ás 16 horas, uma Reunião de Esclarecimento do Programa Bolsa Família e Informação do Programa Mova Pará Alfabetizado.
Tal reunião contou com os palestrantes Jonilson Elias Miranda, Marcilio Dias, e a vice-diretora da escola professora Andrea. Nessa reunião foi informado sobre a importância do Programa Bolsa Família, e como é extremamente necessário manter os filhos na escola para receber os seus benefícios, além de tirar várias dúvidas referente ao Programa. Nessa reunião estiveram presentes 223 pessoas pais e responsáveis dos alunos das escolas Municipais Tereza Braga Teixeira, e Eliofar da Costa, fazendo
parte da comunidade de Marudanopólis, localizada no município de Marapanim-Pa.
Ainda, na reunião, foi explicado sobre o Programa Mova Para Alfabetizado e sua
importância para combater o analfabetismo em Marapanim.
Foi relatado também como a Secretaria Municipal de Educação, juntamente
com a Prefeitura de Marapanim estão dando importância às ações de
esclarecimentos, e informações aos beneficiários do Bolsa-Família, bem como a de
outros programas do Governo Federal e Estadual.
Essa mesma Ação de Informação e Esclarecimentos do Programa Bolsa
Família irá continuar por todo o Mês de Junho com o intuito de que a população seja
esclarecida e informada sobre as ações do Programa Bolsa Família, outros programas
e projetos que venham beneficiar à população de Marapanim.
Enfim, concluímos essa reunião com êxito, atendendo ao objetivo que antes
havia sido planejado com o apoio de nosso secretario de Educação Professor Nilson
Costa. Que é esta esclarecendo, e informando aos beneficiários sobre seus direitos e
deveres junto ao Programa Bolsa Família.

FOTOS DA REUNIÃO EM MARUDANÓPOLIS
Figura 2 PARTICIPANTES
Figura 3 PALESTRANTES
Figura 4 -  223 PARTICIPANTES PAIS E RESPONSAVÉIS DOS ALUNOS
Figura 1 Participantes da reunião na Escola Tereza Braga

NOVAS AÇÕES DO DEPARTAMENTO DE PROGRAMAS DA SEMED

Figura 1 - Participantes da Reunião
MORADORES DA VILA DE GUARAJUBAL RECEBERAM  ESCLARECIMENTOS SOBRE O PROGRAMA BOLSA FAMILIA E DO PROGRAMA MOVA PARÁ ALFABETIZADO.

A Secretaria Municipal de Educação de Marapanim realizou no dia 03 de Junho de 2014, na Escola Municipal José Magalhães Junior, na Vila de Guarajubal, no período ás 16 horas, uma Reunião de Esclarecimento do Programa do Bolsa Família e Informação do Programa Mova Pará Alfabetizado.
Tal reunião contou com os palestrantes Jonilson Elias Miranda, Marcilio Dias, e a coordenadora da escola Tereza Pinheiro. Nessa reunião foi informado sobre a importância do Programa Bolsa Família, e como é extremamente necessário manter os filhos na escola para receber os seus benefícios, além de tirar várias dúvidas referente ao Programa.
Nessa reunião estiveram presentes 18 pessoas da comunidade de Guarajubal, fazendo parte do município de Marapanim-Pa. Ainda, na reunião, foi explicado sobre o Programa Mova Para Alfabetizado e sua importância para combater o analfabetismo em Marapanim.

Foi relatado também como a Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a Prefeitura de Marapanim estão dando importância às ações de esclarecimentos, e informações aos beneficiários do Bolsa-Família, bem como a de
Figura 2 Palestrante Jonilson Operador Master Bolsa Familia
outros programas do Governo Federal e Estadual.
Essa mesma Ação de Informação e Esclarecimentos do Programa Bolsa Família irá continuar por todo o Mês de Junho com o intuito de que a população seja esclarecida e informada sobre as ações do Programa do Bolsa Família, outros programas e projetos que venham beneficiar à população de Marapanim.
Enfim, concluímos essa reunião com êxito, atendendo ao objetivo que antes havia sido planejado com o apoio de nosso secretario de Educação Professor Nilson Costa.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

CAMINHADA EM PRÓ DO MEIO AMBIENTE - FOTOS


Com o objetivo de a necessidade de sensibilizar a comunidade Marapaniense sobre a importância da preservação das áreas verdes para equilíbrio ambiental de nossa cidade, e elaboração de políticas públicas que defendam essa causa, A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Marapanim e parceiros realizam uma caminhada pelas principais ruas de Marapanim hoje pela manhã, 05/06, a partir das 7h00.


A concentração será em frente ao Prédio da Secretaria de Educação - SEMED, em seguida, a caminha vai em direção à PRAÇA  NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS, onde acontecerá uma programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente em nosso município com lançamento da I FEIRA AMBIENTAL COMPARTILHADA - " Mudar a Atitude do Ser Humano em Relação a Preservação Ambiental é Possível". 































FOTOS-I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO NO CAMPO

JOGOS INDÍGENAS 2014

JOGOS INDÍGENAS 2014